Convocatória


CONVOCATÓRIA 
DO PROJETO DIZ-QUETES: TODOS NA LITERATURA! 

Letra Corrida: Ateliê de Literatura e Criatividade torna público que estão abertas, sem previsão de encerramento, o período de envio de diz-quetes literários por quaisquer interessados que queiram participar do projeto Diz-Quetes: Todos na Literatura! com textos de autoria própria, inéditos ou não, desde que observado os ítens abaixo.


Seção I – Objeto

1. O Projeto Diz-Quetes: Todos na Literatura!, criado pelo Letra Corrida: Ateliê de Literatura e Criatividade, objetiva divulgar textos e estimular a criação literária de qualquer interessado, desde que os textos sejam escritos em português e apresentados no suporte disquete.

2. O Projeto é itinerante e tem por princípio percorrer eventos literários, artísticos e culturais, nos quais os diz-quetes recebidos serão expostos em paineis interativos, de livre acesso ao público, para leitura.

3. Os paneis interativos também receberão intervenções presenciais, destinadas à criação literária, nas quais qualquer "leitor" poderá se colocar no lugar de "autor" ao escrever um texto de cunho literário e/ou poético para ser fixado no painel.

3. O Projeto poderá apoiar propostas no âmbito da literatura e das artes visuais, especialmente os seguintes tópicos: romance, conto, poesia, crônica, infantil e/ou juvenil, teatro, ensaio literário e antologias de poemas e contos, integrais ou em parte.


Seção II - Vigência

4. O Projeto terá vigência indeterminada, expostos os interesses do Letra Corrida: Ateliê de Literatura e Criatividade e dos potenciais parceiros ligados ao Projeto tais como feiras e festas literárias, estabelecimentos, instituições e órgãos que estimulam a literatura, a arte e a cultura, bibliotecas, escolas, faculdades, universidades, secretarias de cultura, centros culturais, ongs, dentre outros.

5. Não havendo mais parcerias, por quaisquer razões, de qualquer uma das partes, o Projeto poderá ser interrompido e, neste caso, os diz-quetes recebidos não serão devolvidos e passarão a pertencer ao acervo criativo do Letra Corrida: Ateliê de Literatura e Criatividade.


Seção III – Condições para participação

6. Podem participar desta convocatória quaisquer interessados, desde que apresentem diz-quetes que contenham textos de autoria própria, inéditos ou não, feitos em língua portuguesa e que se configurem pela criação literária, em prosa ou verso.

7. Entende-se por textos literários em prosa ou verso: poesias, contos, crônicas, aforismas, sonetos, haikais, fábulas, cordeis e demais textos que correspondam aos gêneros narrativo, épico, dramático ou lírico.

8. Os textos participantes deverão, obrigatoriamente, estaram dispostos em disquetes, de forma que seja fácil o reconhecimento destes (os disquetes) pelo público, conforme as instruções dispostas nesta convocatória.


Seção IV - Instruções e Observações

9. O disquete deverá ser suporte para a criação literária e conter textos, exclusivamente, de autoria do interessado. Não será permitido o uso de outro suporte.

10. Os textos não precisam ser inéditos e podem ser partes de um texto maior.

11. É necessário incluir o título do texto e o nome do autor, nos disquetes, para a devida divulgação e também para a fácil identificação do autor por parte do público.

12. A disposição e a forma de cada texto no disquete é criação exclusiva do autor, que poderá usar quaisquer outros tipos de materiais para complementar sua arte, desde que não ultrapasse os limites do próprio disquete.

13. O autor poderá utilizar, para cada texto ou frase literária, de 1 (um) a 4 (quatro) disquetes. Em caso de utilização de mais de um disquete, eles deverão ser enviados numerados e na forma que o autor pretende que seu texto apareça fixado no painel.

14. O autor deverá considerar, ainda, para efeito de sua arte, que cada disquete será ser furado nos seus 4 (quatro) cantos, para a devida fixação nos painéis, seja com argolas, bartantes ou outros materiais.

15. Cada autor poderá enviar quantos textos desejar, seguindo as regras acima dispostas.

OBS. Não há limites para a criação, no entanto observe que, ao final, é preciso que o público reconheça os disquetes, eu sua forma principal, sem esforço, apenas ao passar dos olhos.


Seção V – Benefícios

16. O principal benefício do Projeto é a divulgação do texto inscrito em diversos eventos literários, artísticos e culturais.

17. Os disquetes recebidos farão parte do acervo do Projeto e serão agrupados aos demais disquetes que o compõem, de forma a fazer parte das exposições subsequentes.

18. Os disquetes recebidos serão fotografados individualmente e inseridos no blog do projeto, como forma de divulgação do trabalho do autor. Para isso, os autores deverão enviar, junto aos trabalhos, uma folha com os seguintes dados:

a. título do trabalho,
b. nome do autor ou pseudônimo,
c. pequena biografia do autor,
d. cidade que representa e estado,
e. email para contato,
f. endereço de site ou blog (se houver),
g. perfil no facebook (se houver).

19. Os diz-quetes serão postados no blog do Projeto em até 10 dias depois do recebimento.


Seção VI – Inscrição

20. As inscrições poderão ser feitas em qualquer época, a partir do mês de março de 2013, sem data prévia para encerramento.

21. Para saber da vigência do Projeto no ato de sua inscrição, acesse o blog do http://diz-quetes.blogspot.com.

22. As inscrições são gratuitas.

23. Para se inscrever no Projeto o interessado deverá enviar seu diz-quete ao Letra Corrida: Ateliê de Literatura e Criatividade com as seguintes informações:

a. título do trabalho,
b. nome do autor ou pseudônimo,
c. pequena biografia do autor,
d. cidade que representa e estado,
e. email para contato,
f. endereço de site ou blog (se houver),
g. perfil no facebook (se houver).

24. Os diz-quetes deverão ser enviados para o seguinte endereço:

a/c Fernanda de Aragão
Letra Corrida: Ateliê de Literatura e Criatividade
Rua Vitor Dubugras, 44 - Jardim da Glória - São Paulo / SP
04114-100

25. Não há número limite de inscrições de diz-quetes por participante.


Seção VII – Seleção

26. Serão aceitos todos e quaisquer diz-quetes que estiverem de acordo com esta convocatória.

27. Os diz-quetes que ferirem os termos desta convocatória não serão agregados ao painel.

28. Os casos não previstos nesta convocatórias serão analisados individualmente. Neste caso, após debate com o participante para eventuais esclarecimentos, a decisão da comissão de seleção será soberana.


Seção VIII – Disposições finais

29. Os participantes afirmam não estarem incorrendo em plágio quando do envio do trabalho.

30. O ato de inscrição pressupõe que o participante manifesta plena e irretratável anuência com relação a todos os itens da presente convocatória.

31. O participante se responsabiliza pela correta informação dos dados fornecidos no ato de sua inscrição.

32. O Letra Corrida: Ateliê de Literatura e Criatividade não ficará com os direitos autorais de qualquer um dos textos apresentados, ficando estes livres para quaisquer usos por parte do autor.

33. O participante será o único responsável pela veracidade e autoria do texto, da proposta enviada e das informações concedidas, isentando o Letra Corrida: Ateliê de Literatura e Criatividade, e seus representantes, de quaisquer responsabilidades civis ou penais por eventuais erros ou equívocos.

34. Para esclarecimento de dúvidas, o contato será através do blog do Projeto ou através do site do Letra Corrida: Ateliê de Literatura e Criatividade.

35. O projeto pode ser interrompido a qualquer momento, sem aviso prévio.

36. Os materiais encaminhados pelos participantes não serão devolvidos, mesmo com o término do Projeto, cabendo ao Letra corrida: Ateliê de Literatura e Criatividade a decisão sobre seu arquivamento, ou sua destruição se for o caso.

37. Devido ao transporte, e sua logística, nem todos os disquetes irão para todos os eventos. Nestes casos, será realizado um esquema de rodízio para que todos os autores possam ter seus trabalhos divulgados.

38. O Letra Corrida: Ateliê de Literatura e Criatividade se reserva o direito de publicar os textos e trechos dos diz-quetes recebidos para fins de promoção da literatura brasileira e divulgação do Projeto Diz-quetes: Todos na Literatura!.

39. Os casos omissos serão deliberados pelo Letra Corrida: Ateliê de Literatura e Criatividade, na figura de seus representantes.

0 comentários:

Postar um comentário